Alimentação saudável + bem-estar físico e mental resulta em maior qualidade de vida


A qualidade de vida é um tema que está em pauta frequentemente, sempre sendo discutido e rediscutido.  O que é por definição essa tal qualidade de vida, que é amplamente abordada e analisada por especialistas e interessados? Será que é possível conquistá-la rapidamente? Será que é preciso alterar a alimentação e minha forma de enxergar a maneira que administro a minha vida? É o que vamos descobrir!

Bem, teoricamente qualidade de vida nada mais é que a junção de diversos elementos que proporcionam o equilíbrio ao ser humano. Este balanceamento compreende desde o bem-estar físico, mental e emocional, além do psicológico, relacionamentos sociais (família, amigos e companheiros de trabalho) saúde e entre outras circunstâncias que compõem a vida cotidiana.  

Qualidade de vida não está associada a dietas infundadas que asseguram resultados instantâneos a base de restrições alimentares radicais, e que por fim acarretam males à saúde, descontentamentos físico e psicológico.

O conceito de qualidade de vida está relacionado à maneira como você rege a sua vida de forma geral, desde a escolha de uma alimentação mais saudável, prática de atividades físicas regulares e, em especial, a busca pela sua felicidade. Todos esses fatores somados resultam na qualidade de vida.

Para conquistar maior qualidade de vida é imprescindível a junção de três fatores: alimentação saudável, exercícios físicos e bem-estar. Se essa união - que deve acontecer de forma equilibrada - não ocorrer, dificilmente se alcançará o objetivo final.

O primeiro passo e o mais importante é a convicção, você deve ter certeza de que deseja transformar sua vida para melhor. Feito isto, é inevitável e expressamente recomendável recorrer a um profissional, consulte um médico ou nutricionista. Apenas eles poderão sanar dúvidas e indicar qual é a melhor dieta para o seu tipo de corpo/organismo.


Após esta reflexão sobre como conquistar a qualidade de vida, vamos ver o que pode ser feito na prática para auxiliar a atingir esse estado.

Vida e alimentação saudável:

- Consuma mais frutas e reduza moderadamente - não de imediato - o consumo de doces (optando pela alternação de frutas, pois a diversidade é ampla).

- Reduza o consumo de sal e condimentos (o sódio em excesso prejudica a saúde e pode acarretar pressão arterial e outras doenças).

- Aumente a ingestão de alimentos altamente calóricos, mas evite os que não são saudáveis, como frituras, refrigerantes, alimentos industrializados e carnes gordas, por exemplo.

- Beba água (o corpo humano é composto de cerca de 60% de água, além de hidratar ela é responsável pela regulação de inúmeras funções no organismo. Ingira no mínimo 2 litros de água por dia, sua ingestão é de extrema importância).

- Consuma legumes, vegetais, hortaliças, grãos e entre outros alimentos naturais (introduza estes alimentos aos poucos no seu cardápio diário, crie alternativas alimentares).

- Pratique atividades físicas de hipertrofia (no mínimo 3 vezes por semana).

Essas são pequenas dicas que poderão lhe auxiliar na busca por uma maior qualidade de vida. Cuide-se!

Créditos: http://www.saredrogarias.com.br
Autor: Karina Silva Farias

Para saber dicas de como engordar rápido e de forma saudável, curta a página do Magra Online no Facebook.

Suco de uva faz bem à saúde


Você certamente já ouviu dizer que beber uma taça de vinho todos os dias faz bem à saúde. Embora isso seja verdade, muita gente ainda evita consumi-lo por conta de ser uma bebida alcoólica.

No entanto, o antioxidante do vinho que faz bem à saúde está presente na casca da uva. Por conta disso, o suco de uva integral também oferece os mesmo benefícios do vinho, com a vantagem de não conter álcool.

Dentre o benefícios, o consumo de suco de uva ajuda na proteção do coração, do fígado e do sistema nervoso central, além de melhorar a memória e prevenir o envelhecimento precoce.

Para conseguir todos esses benefícios, o suco de uva precisa ser integral, ou seja, feito com a casca e com a semente, sem adição de água. Eles normalmente são vendidos em garrafas de vidro e são encontrados em quase todos os supermercados.


Para conhecer mais dicas sobre como engordar, curta nossa página no Facebook.
 

Receita de Biscoito Amanteigado


Ingredientes
3 colheres (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 xíc. (chá) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de coco ralado

Modo de Preparo
Junte todos os ingredientes.
Amasse bem com a mão.
Enrole a massa e faça os biscoitos da forma de sua preferência.
Coloque em um tabuleiro untado.
Asse em forno pré-aquecido durante 15 minutos.

Para conhecer dicas sobre como engordar, curta nossa página no Facebook.

O que comer antes do treino?

Refeição pré-treino

A refeição do pré-treino é quase sempre motivo de dúvidas entre os praticantes de exercícios físicos. Não é para menos. Essa refeição é extremamente importante para evitar o emagrecimento e o catabolismo proteico, que é basicamente a perda de massa muscular.

A depender da hora que você realizará a atividade física, você poderá optar por almoçar ou lanchar. Em ambos os casos, é importante que a refeição realizada antes do treino possua uma fonte de proteína e uma de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, de lenta absorção.

Uma boa opção para o almoço é arroz, frango e batata doce. Já para o lanche, pode ser pão integral com queijo ou ovo. Nos dois casos é aconselhável incluir outros vegetais e uma opção doce após a refeição, como iogurte com granola ou frutas com aveia, por exemplo.

Saiba que os bons resultados dos exercícios físicos dependem da alimentação correta e da ingestão adequada de líquido. Portanto, nunca vá à academia em jejum e sempre descanse depois do almoço. Além disso, hidrate-se constantemente. A ingestão de água deve ser feita antes, durante e após o treino.

Para conhecer mais dicas sobre como engordar, curta nossa página no Facebook.
 

Os benefícios do ovo para a saúde



Ele sempre foi visto como vilão, mas alguns estudos científicos fizeram com que a reputação do ovo finalmente mudasse. Hoje, já é possível incluir o ovo na dieta sem medo de prejudicar a saúde.

O que as recentes pesquisas descobriram foi que o colesterol presente na gema do ovo não é o grande causador do aumento dos níveis de gordura no sangue. Na verdade, a alteração é bem pequena, sendo o consumo frequente do ovo, então, recomendado.

Os benefícios são variados. Rico em proteínas, o ovo é um ótimo aliado no crescimento e manutenção dos músculos. Além disso, o consumo adequado melhora a saúde do cérebro, combate o envelhecimento precoce das células e ainda reduz as chances de doenças crônicas.


Para que o seu prato fique saudável, evite comer o ovo frito. Prefira o ovo mexido, cozido ou em forma de omelete. Eu costumo fazer a omelete com queijo (minas ou cottage) e vegetais. Fica uma delícia!


Para conhecer dicas sobre como engordar, curta nossa página no Facebook.